quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eleição/2014






Importante!

 CONVOCAÇÃO

     A Comissão eleitoral da Escola Municipal Wladir de Souza Telles, convoca a todos os membros desta comunidade escolar para Processo Eleitoral de escolha da Equipe Diretiva da Unidade Escolar, de acordo com a Lei Municipal nº 4721, de 16/09/2010 publicada em Edital da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda.
    Conforme orientações da S.M.E., as eleições serão realizadas em 26/03/2014, das 7h às 18:00 h.


Participe!

A Comissão

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mensagem




Mensagem

 Ser educador nos dias de hoje 
(Raquel Martins)

Os nossos meninos não são os de antes…
Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados
brinquedos de luz e som, que só com o simples toque numa
tecla fazem aparecer o mundo fantástico da eletrônica.
As educadoras não as de antes…
Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas,
e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o
simples ato de misturar água e gesso…
Mas há coisas que não mudam, que o tempo e os anos
respeitam… O olhar de uma criança de mão dada com o/a
seu/sua educador(a) e o contato silencioso, caloroso,
são sinais entranhados de um código único,
de um sentimento profundo de amizade.
Uma criança e o/a seu/sua educador(a)…são capazes de tudo.
Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo
problemas com carícias e pauzinhos ou simplesmente brincar
com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar
salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes…
As educadoras e os educadores não são os de antes…
O mundo não é o de antes…
Mas há coisas que não mudam, a capacidade de
deslumbramento, a força da natureza, o olhar de uma
criança e o carinho de um(a) educador(a)
que se entrega sem condições, dia-a-dia,
que sonham e trabalham juntos por um mundo
melhor, com um código único, eterno, poderoso,
indestrutível: o de uma profunda amizade.


Alunos, professores e funcionários, sejam bem vindos a mais um ano letivo, trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e profissionais.”


Planejamento - Informática Educativa



 Planejamento 2014


1º Bimestre/ 3º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 1º turno – 08 (aulas semanais) / 2º turno - 04 (aulas quinzenais)
Título do trabalho: Animando e Trabalhando a Matemática no Gcompris

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Utilizar o programa Gcompris para criar animações.

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A elaboração de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • Animação no Gcompris

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Software de Apresentação Impress
  • Série Educacional Gcompris

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar o sistema operacional.
  • Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Gcompris – Trabalhando o teclado
  • Aula 2 - Gcompris – Explorar as ferramentas da atividade de animação.
  • Aulas 3 e 4 - Rever a aula anterior
    - Criar uma animação no Gcompris.
  • Aulas 5 e 6 – Gcompris: Matemática
  • Aulas 7 e 8 - Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    - Gcompris : Matemática (sapinho = e # )
    - Gcompris : Quebra-cabeça (Torre de Hanói)





1º Bimestre/ 4º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 08 (aulas semanais)
Título do trabalho: Criando jogos no Jclic sobre A Copa do Mundo e Matemática

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Conhecer e explorar o teclado.
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Sistema Operacional (criar e nomear pasta, localizar e salvar arquivos e pastas)
  • Salvar em rede
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Criar jogos no Aplicativo Jclic para serem usados por outras turmas.

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A revisão de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • A utilização e a fixação das funções de algumas teclas do teclado.
  • Utilização do Aplicativo Jclic.

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Software de Apresentação Impress
  • Jclic

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar o sistema operacional.
    Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Aprenda digitação brincando – TuxTyping
  • Aula 2 - Apresentar as funções da tecla Ctrl + (copiar, recortar, colar, desfazer, ...)
    Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 3 - Criar um arquivo e salvar na pasta pessoal em formato padrão (nome_turma_data)
  • Aulas 4 - Apresentar o Jclic aos alunos, utilizando jogos já prontos.
    Explorar o programa, conhecer os tipos de atividades e ferramentas.
    Nomear e salvar um projeto que terá continuidade nas próximas aulas.
  • Aulas 6, 7 e 8 - Escolher o tema (Copa do Mundo ou Matemática) e criar atividades no Jclic


1º Bimestre/ 5º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:
5º / 501, 502, 503 e 504

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 08 (aulas semanais)
Título do trabalho: Descobrindo o Scratch

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Conhecer e explorar o teclado.
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Sistema Operacional (criar e nomear pasta, localizar e salvar arquivos e pastas)
  • Salvar em rede
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Explorar o programa de animação – Scratch (conhecer as ferramentas do programa, e utilizá-las em animações).

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A revisão de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • A utilização e a fixação das funções de algumas teclas do teclado.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • Utilização do programa Scratch

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Software de Apresentação Impress
  • Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aprenda a programar brincando - Scratch

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 2 - Apresentar as funções da tecla Ctrl + (copiar, recortar, colar, desfazer, ...)
    Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 3 - Criar um arquivo e salvar na pasta pessoal em formato padrão (nome_turma_data)
  • Aulas 4 - Scratch : Relembrar o programa já apresentado no ano anterior.
    Explorar interface, comandos, trajes, …)
  • Aula 5 - Scratch : Propor o trabalho de animação com o tema “Copa do Mundo”
  • Aulas 6, 7 e 8: Criar as animações com tema proposto.

Avaliação/Resultados:
  • A avaliação será feita no decorrer das aulas e espera-se que ao final do bimestre os alunos apliquem os conteúdos trabalhados.